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Relatório DRE/DFC

A DRE da Kamino é gerencial e permite que o usuário customize as linhas e escolha quais categorias devem ser alocadas em cada uma delas.

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Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

1. Qual a fonte de dados desse relatório?

Os valores do relatório são alimentados automaticamente com base nos registros de contas a pagar e receber da plataforma. O valor de cada linha é composto pela soma dos registros lançados nas classificações selecionados pelo usuário, como demonstrado abaixo:

Para um valor aparecer no relatório, seja uma receita ou despesa, é preciso que o registro esteja com o campo "classificação" preenchido. No relatório de fluxo mensal é possível visualizar os registros com classificação em branco.

A lista de classificações exibida no momento da edição do modelo da DRE, destacada na imagem abaixo, é um reflexo das classificações e contas-correntes adicionados no momento em que você configurou seus dados na plataforma.

Para visualizar ou editar os dados de classificações, basta clicar no ícone de engrenagem (configurações) no menu lateral > "Sistema" > No "Gestão Financeira", selecione a opção 3 "Classificações e Contas Correntes".

Para saber mais detalhes de uma linha, basta clicar em cima do valor que deseja analisar que a plataforma mostrará todos os registros daquela classificação:

2. Como editar ou personalizar minha DRE?

É possível adicionar e excluir linhas clicando no botão "editar modelo", como mostra o vídeo abaixo, ou criar um modelo do zero clicando em "criar novo modelo".

Para editar um modelo existente, siga o passo a passo:

Para criar um novo modelo, siga o passo a passo:

Ao adicionar novas linhas, é possível escolher entre:

Somar linhas anteriores

Essa função é ideal para linhas de resultados. Ela soma todos os valores que estiverem acima da linha que contém essa seleção, excluindo apenas outras somatórias de linhas.

Exibir em negrito

Essa é uma função para auxiliar na visualização dos dados do relatório, ela apenas deixa determinada linha em destaque.

Incluir custos nominais

As classificações não consideram itens como CMV, depreciação de bens, provisionamentos, etc. Essa linha permite que o usuário adicione estes itens nos valores da DRE.

Valor Líquido

Essa função atualiza o valor da linha conforme a sua escolha, podendo exibir: valor líquido, valor bruto, retenção (bruto - líquido) ou descontos, juros e multas. É comum que as empresas criem uma linha com a receita bruta e outra para diferença financeira, trazendo uma visibilidade ainda mais detalhada desses valores.

3. Como adicionar uma movimentação financeira/custo nominal?

Para adicionar itens, é preciso acessar o relatório "resultado da operação" e clicar no botão de "$" no canto superior direito da tela, como demonstrado abaixo:

4. Como alterar o nome do modelo que criei?

Ao criar um novo modelo, basta clicar em cima do nome e modificá-lo:

Para editar um modelo existente, selecione o modelo e clique em "editar". Depois, altere o nome:

5. Qual a diferença do regime de caixa e competência?

No regime de caixa o lançamento contábil é feito no momento em que ocorreu a entrada ou a saída de dinheiro. Já no regime de competência considera-se a data em que a venda, pagamento, investimento ou a compra ocorreu.

6. Boas práticas

facilita entendner o que está sendo considerado em cada categoria (ex: o que entra dentro do canal de conteúdo?) ele é personalizável, sem perder a rastreabilidade das informações.

CAC (marketing e vendas): feito com o nome das categorias que os fundadores/responsáveis estão acostumados. cada linha é um canal ou iniciativa. precisa entender o que entra dentro do custo de aquisição, padroniza a nomenclatura.

Salarios por área

O que você considera -- linhas de receita que um fornecedor rende vs. valores gastos com eles

Custos variáveis vs. custos fixos

Unidade de negõcio Kamino vs. unidade da conta/cartão

Comissões (por canal)

receitas, custos e despesas por canal (ex: canal direto)

ajuda na tomade de decisãod e rantabilidade, custos, etc

relatórios por centro de custo (eventos, benefícios, etc)

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