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Configuração da Tabela de Impostos para Pagamentos com Retenção
Configuração da Tabela de Impostos para Pagamentos com Retenção

Como configurar uma tabela de impostos garantindo a precisão no cálculo de todos os impostos envolvidos.

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

Veremos a configuração precisa da tabela de impostos de Pagamentos com Retenção visando garantir a exatidão nos cálculos tributários em transações comerciais.

Como acessar a tabela

  1. Acesse "Configurações", "Sistemas", no menu "NFS-e (Fiscal de Serviços)", abra a "Tabela de Impostos";

  2. Você pode criar uma nova tabela clicando em "Novo".

  3. Ou filtrar por "Pagamentos com Retenções" e clique em "Buscar" para aplicar o filtro e selecionar os já criados para editar ou detalhar.

  4. Clicando em "Editar", pode mudar a nomenclatura e ver o tipo de tabela.

  5. Clicando em "Detalhar", irá abrir a Tabela de Impostos para Pagamentos com Retenção.

Para criar um Novo Imposto

  1. Na lista filtrada no passo anterior, encontre e selecione o item e clique em "Detalhe".

  2. Para criar um "Novo Imposto" clique em "Novo".

Descrição da Tabela de Impostos

O significado de cada item da tabela:

  1. Descrição - É o nome que irá aparecer na listagem dos impostos incluídos na tabela. Lembrando que iremos configurar um a um.

  2. Tipo - Para especificar o tipo de imposto. Basta selecionar conforme as opções:

    (ISS, PIS, COFINS, INSS2100, IRPJ, CSLL, Retenções (Selecionar quando for um conjunto de impostos), IPI, FGTS, IRRF0561, Contribuição Sindical, INSS2003, PIS8301, INSS2631, IRRF1708)

  3. Percentual - O valor da alíquota do imposto a ser aplicado, em percentual.

  4. Prioridade - A prioridade define a ordem de cálculo dos impostos, podendo ser 0, 1 ou 2. Este valor é especialmente útil quando um imposto implica em alterações da base de cálculo para os próximos, nesse caso é imprescindível ser calculado antes dos demais.

    Caso a prioridade seja igual à 0 (zero) o imposto não será lançado na plataforma.

  5. Incorporar - Indica que o valor do imposto será adicionado a base de cálculo, alterando o montante em que os próximos impostos da tabela serão aplicados.

  6. Reter - Indica que o valor do tributo será descontado do valor total do pagamento, impactando em redução do valor líquido e manutenção do valor bruto.

  7. Manter Base de Cálculo - Ao marcar, a ação é manter a base de cálculo constante. É fundamental para evitar variações que poderiam influenciar o valor final dos impostos. Ou seja, a base de cálculo é o valor bruto da nota fiscal.

  8. Valor Inicial - Valor da base de cálculo a partir do qual o imposto será calculado (piso). Se a base de cálculo estiver abaixo deste limite, indica que o imposto não deverá ser pago.

  9. Valor Final -Valor máximo da base de cálculo para o qual o imposto será calculado (teto), caso a base de cálculo supere este limite será utilizado o valor final em seu lugar.

  10. Valor Mínimo - Menor valor aceitável para pagamento do imposto. Caso não haja um valor mínimo específico, recomendamos configurar este valor como zero.

  11. Valor Máximo - Maior valor aceitável para pagamento do imposto. Caso não haja um valor máximo específico, recomendamos configurar este valor como um número muito alto, garantindo que o intervalo seja abrangente.

  12. Valor de Dedução - Apenas para casos de taxa fixa e não percentual. Pode ser deixado em branco a maioria dos casos: onde o valor será calculado pelo percentual.

  13. Vencimento - Usado para definir a data em que o imposto deverá ser pago em conjunto com o campo "Dia do Vencimento".

  14. Dia do Vencimento - Dia em que o imposto deverá ser pago, geralmente dia 20 de cada mês.

  15. Classificação da Conta - É a classificação que será usada no pagamento criado para o imposto.

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