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Emitindo uma cobrança avulsa
Emitindo uma cobrança avulsa

Saiba como emitir uma cobrança diretamente da plataforma e acompanhe os recebimentos.

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

Antes de emitir uma cobrança pela Kamino, certifique-se de que suas configurações de cobrança estejam corretas. A seção de cobranças permite faturar clientes diretamente da plataforma, sem a necessidade de emitir nota fiscal. Se precisar emitir uma nota fiscal com a cobrança, consulte o artigo sobre “Emitindo uma NFS-e”.

Cobrança via Boleto emitido através da Plataforma.

Para cobranças via boleto emitido pelas contas Kamino, Cora ou BS2, você tem a facilidade de gerar a cobrança manualmente de maneira rápida e direta na própria plataforma. Isso significa que, se precisar cobrar um cliente por meio de boleto, não é necessário recorrer a processos externos ou intermediários.

Basta acessar a funcionalidade de cobrança na plataforma, seguir os passos indicados e gerar o boleto para enviar ao seu cliente. Essa praticidade agiliza o processo de cobrança e simplifica a gestão financeira do seu negócio.

  • No menu principal, em “Recebimentos” clique em “Central de Recebimentos”.

  • Uma vez no 'Dashboard de Cobranças' você tem duas opções: pode importar uma planilha para fazer muitos envios de uma vez através de uma base de dados ou adicionar um a um.

  • Para um novo lançamento, clique em “Novo”.

  • Para o preenchimento das informações você possui direcionamentos em cada um dos campos para facilitar o entendimento. Preencha com atenção.

  1. Pessoa — Informe o cliente Pessoa Física ou Jurídica titular deste recebimento

  2. Valor — Informe o valor total do recebimento.

  3. Descrição (Opcional) — Adicione uma informação adicional de referência para este recebimento, como uma nota fiscal ou serviço prestado.

  4. Competência (Opcional) — Deixe em branco para usar a data de hoje ou insira a data correspondente.

  5. Vencimento — Informe a data de vencimento deste recebimento. Esta data será usada para envio de cobranças e cálculo de juros e multa, se necessário.

  6. Classificação — Defina a classificação desta receita na conta de ativo de onde veio o dinheiro.

  7. Centro de Custo (Opcional) — Informe o centro de custo relacionado a esta receita. Será utilizado para relatórios e dashboards.

  8. Unidade de Negócio (Opcional) — Informe a unidade de negócio associada a esta receita. Será utilizada para relatórios e dashboards.

  9. Adicionar observação (Opcional) — Inclua observações gerais pertinentes a este recebimento.

  10. Inserir anexo (Opcional) — Clique ou arraste arquivos para fazer upload de anexos relacionados a este recebimento, se necessário.

  11. Retenções (Opcional) — Caso haja retenções, clique no botão e irá abrir um novo campo, de “Valor Bruto” ao lado de “Valor” (valor líquido). O cálculo das retenções será feito considerando “Valor Bruto”-“Valor”.

Selecionando a Forma de Recebimento

Após a configuração, a formas de recebimento deve ser selecionada. Lembrando que cobranças via Pix e TED consistem em um template de E-mail com as informações bancárias.

Em “Forma de Recebimento” selecione a opção desejada.

Ao final, clique em “Salvar”.

Cobranças via CNAB siga o artigo: Emitindo cobrança avulsa — CNAB.

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