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Emitindo uma cobrança avulsa — Via CNAB
Emitindo uma cobrança avulsa — Via CNAB
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Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

Cobrança via Boleto emitido via CNAB (Bancos tradicionais)

A geração de cobranças de boletos via CNAB segue um procedimento semelhante ao dos boletos convencionais. No entanto, após registrar os lançamentos na plataforma, você precisará gerar o arquivo CNAB correspondente e enviá-lo ao banco escolhido.

Veja como fazer:

  1. No menu principal, em “Recebimentos”, selecione a opção “Central de Recebimentos”

  2. No Dashboard de Cobranças Procure pelos botões no canto superior direito da tela “CNAB”.

3. Clique em 'CNAB' e selecione 'Gerar CNAB'. Uma tela será exibida, mostrando uma prévia dos boletos pendentes.

Por padrão, todos os boletos pendentes (aqueles para os quais ainda não foi gerado um arquivo para registro no banco) serão exibidos. No entanto, você tem a opção de filtrar por data de vencimento e Conta Bancária. Isso permite gerar um arquivo apenas com as contas que deseja enviar para o banco neste momento.

4. Ao clicar em Gerar Arquivo:

  • Os boletos ganham o status de “enviado para registro” e caso queira gerar um novo arquivo (por perda do anterior, por exemplo) basta marcar a opção “Incluir Enviados” nos filtros (alguns bancos possuem sequencia de arquivos. Nestes caso é necessário corrigir a sequência nas configurações de Integração Bancária antes de gerar novamente um arquivo já gerado anteriormente).

  • Um arquivo é baixado contendo todos os boletos com registro pendente, de todas as contas bancárias com base nos filtros selecionados. Se você filtrou uma conta bancária, o arquivo de remessa será baixado; se não, um arquivo .zip será baixado com todos os arquivos separados por pastas para cada banco.

5. Em posse deste(s) arquivo(s), acesse o Internet banking e importe-os na área correspondente às cobranças.

Arquivo de Retorno (CNAB)

O arquivo de retorno contem três informações importantes: status de registro de boletos, tarifas e boletos pagos (com valores). Estas três informações são interpretadas pela Kamino quando você importa um arquivo.

  • As tarifas de boletos são lançadas como despesas financeiras, usando a “Classificação” da Despesa configurada na conta.

  • O status de registro é atualizado para “registrado” no boleto. Isso fará com que, no caso de cancelamento, nós saibamos que o boleto também precisa ser cancelado.

  • As contas são baixadas com o valor pago, que pode ser maior, menor ou igual ao valor do vencimento, dependendo de regras de desconto ou juros/multa.

Ao importar o arquivo de retorno, portanto, o sistema atualizará automaticamente fluxos de caixa e DRE conforme os novos lançamentos.

FAQ — Boletos e CNAB

  1. Se eu emitir um novo boleto, eu preciso emitir um novo arquivo de remessa?

    Sim. A cada boleto emitido, é preciso efetuar um novo registro.

  2. Se eu atualizar um boleto, eu preciso emitir um novo arquivo de remessa?

    Sim. Mas algo importante é que você não precisa mais atualizar boletos: os boletos, mesmo vencidos, podem ser pagos normalmente nos bancos. Os próprios bancos já calculam os juros e a multa. Portanto, você deve atualizar o boleto apenas se alguma regra mudar — por exemplo, se você mudar a data e não quiser aplicar juros e multa, ou se mudar o valor. Neste caso, o boleto anterior será cancelado e um novo será gerado.

  3. Boletos cancelados são incluídos na remessa?

    Sim. Quando você cancela um boleto através da Plataforma Kamino, você deve gerar um novo arquivo de remessa e importá-lo no banco. Este novo arquivo enviará a instrução de baixa ao banco, garantindo que o boleto deixe de aparecer no DDA do seu cliente, por exemplo.

  4. Estes boletos irão aparecer no DDA do meu cliente?

    Sim. Todos os boletos registrados no CPF ou CNPJ do seu cliente aparecem automaticamente no DDA do seu cliente (caso ele possua este recurso, naturalmente). Você não precisa fazer “nada” além de registrar os boletos para que este processo ocorra.

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