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Como Criar Regras de Lançamento
Como Criar Regras de Lançamento

Automatize Seus Lançamentos Financeiros: Crie Regras para Pagamentos, Classificação de Despesas e Descarte de Boletos Incorretos

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

O que são as regras de lançamento?

Nossas regras de lançamento automatizam o direcionamento de boletos e e-mails recebidos na caixa de entrada, com base nos critérios que você estabelecer. Elas operam semelhantemente às fórmulas “se” ou “if” do Excel, ou seja, quando certos critérios são cumpridos, a plataforma executa ações específicas.

Atualmente, nossas regras podem:

  • Automatizar lançamentos de pagamentos;

  • Preencher informações de classificação, centro de custo e competência;

  • Mesclar boletos com pagamentos;

  • Descartar boletos indevidos.

Como criar uma regra

Para criar e aplicar uma regra, o primeiro passo é determinar quais critérios devem ser cumpridos para que uma das ações mencionadas seja executada. Você pode criar regras usando um ou mais dos campos abaixo:

  • Beneficiário;

  • Pagador do boleto;

  • Remetente do e-mail ou CNPJ;

  • Valor do pagamento (acima ou abaixo);

  • E-mails que identifiquemos como duplicados.

Para tanto, siga os passos:

  1. Acesse sua caixa de entrada:

    • Clique no ícone de raio, localizado na parte superior direita da tela;

    • Em seguida, clique em 'Criar Nova Regra';

  2. Preencha o nome da regra e defina os critérios que deseja utilizar;

  3. Escolha a ação que a plataforma deve executar quando esses critérios forem atendidos;

  4. Clique em 'Salvar';

  5. Por fim, ative a regra criada clicando novamente no ícone de raio.

Como saber quais regras estão ativas.

Quando uma ou mais regras estiverem ativas na caixa de entrada, o ícone de raio, localizado ao lado da busca, ficará em azul — como na imagem abaixo. Ao clicar sobre o ícone, uma lista com as regras criadas e seu status (ativa ou inativa) aparecerá.

Como desativar uma regra

Acesse sua caixa de entrada (pagamentos > caixa de entrada);

Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;

Clique no botão que aparece ao lado esquerdo do nome da regra.

Como excluir ou editar uma regra.

  1. Acesse sua caixa de entrada (pagamentos > caixa de entrada);

  2. Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;

  3. Clique nos três pontos que estão do lado direito da regra;

  4. Selecione a opção que deseja e siga o passo a passo descrito na tela.

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