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Ordens de compra

As ordens de compra são programações de pagamentos recorrentes via boleto, automatizando o recebimento e aprovação dos boletos.

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

As ordens de compra são programações de pagamentos recorrentes. Sabe o boleto do aluguel, da luz, do software que chega todo mês? Este é o principal caso de uso. A ordem de compra automatiza o recebimento e a aprovação dos boletos recebidos.

A Ordem de compra é uma evolução da Caixa de Entrada. Se a Caixa de Entrada oferece um e-mail único (contasapagar@nomedaempresa), a ordem de compra cria uma conta de e-mail por ordem de compra pronto para receber boletos e lançá-los já com a classificação, centro de custo e Pessoa na plataforma.

Este e-mail tem uma “chave” no endereço (ex: oc.12.f938fj@…). A chave é um recurso de segurança: o e-mail será enviado ao fornecedor, e não queremos que ele possa simplesmente enviar boletos para a “oc.13…”, etc. Assim, se a chave não bater, o e-mail será ignorado.

Também, a chave é gerada com base em variáveis da ordem de compra - como o valor. Ao alterar o valor-limite mensal, a chave também é alterada.

A criação da Ordem de compra não cria os lançamentos projetados no sistema. Os lançamentos só são criados de fato quando um boleto é recebido na chave de e-mail gerada pela Ordem de compra.

Criando uma ordem de compra

A criação de Ordem de Compra poderá ser feito por usuários com permissão de Operador do módulo de Compras.

  1. Acesse a seção de compras e selecione a opção para criar uma nova ordem de compra.

  2. Escolha entre criar uma ordem mensal, com valor a ser pago mensalmente, ou avulsa, com valor acumulado a ser pago.

  3. Preencha todas as informações necessárias da ordem de compra.

  4. Defina a data limite de entrega, que corresponde à data do último vencimento possível para compras mensais ou ao último pagamento para compras avulsas.

  5. No campo do valor, insira o valor máximo da compra mensal ou avulsa.

  6. Caso o valor do boleto recebido seja maior que o valor da ordem de compra, o lançamento não será automático e requererá aprovação de um usuário autorizado.

  7. Adicione informações de pagamento em caso de valor superior e anexe manuais, se necessário.

  8. Para boletos, a data de vencimento do boleto será considerada como a data de pagamento.

  9. Salve a ordem de compra e, se tiver mais ordens a fazer, clique em "Salvar e mais".

  10. Usuários com permissão de aprovação de compras poderão aprovar ou reprovar a ordem.

  11. Compartilhe a chave de e-mail da ordem de compra com o fornecedor para receber boletos.

  12. Envie um e-mail para o fornecedor com as instruções de envio das cobranças, utilizando o e-mail cadastrado na pessoa ou outro e-mail disponível.

Aprovando uma ordem de compra com o valor maior do que valor limite

Se o seu fornecedor enviar um ou vários boletos com o valor maior do que o valor limite, o lançamento não será feito automaticamente. Todos os usuários com permissão de Aprovador de Compras receberão uma notificação na plataforma e poderão aprovar os lançamentos na página de Compras.

  1. Acesse a página de compras para visualizar a soma dos valores a aprovar, exibida no início da página.

  2. Caso um boleto recebido na chave de e-mail da ordem de compra tenha um valor superior ao limite, os usuários com permissão de aprovação no módulo de compras receberão uma notificação.

  3. Clique na notificação ou no valor a aprovar para acessar a página de compras e verificar as aprovações pendentes.

  4. Na página de compras, você encontrará a lista de pagamentos aguardando aprovação. Você pode aprovar os lançamentos diretamente nessa tela ou clicar em uma das aprovações para abrir a ordem de compra correspondente.

  5. Ao abrir a ordem de compra, clique na seção de pagamentos para visualizar todos os pagamentos e aprovações pendentes. Aqui, você pode aprovar o lançamento desejado.

  6. Uma vez aprovado, a situação que estava aguardando aprovação mudará para pendente até o pagamento ser efetuado.

O valor limite é a soma de todas as cobranças mensais. Por exemplo, se você recebe mais de um boleto no mês, o valor limite deve ser igual ou maior que a soma dos boletos recebidos dentro do mesmo período.

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