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Concilie seu cartão de crédito.
Concilie seu cartão de crédito.

Aprenda as melhores práticas para conciliação de cartão de crédito na plataforma Kamino

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

1. Crie uma classificação para cada cartão de crédito

A primeira coisa que precisa fazer é criar uma linha no plano de Contas referente ao cartão de crédito. Isso serve para que a conciliação do cartão seja feita separada da conta corrente.

É importante que o tipo de classificação seja selecionada corretamente como Cartão de Crédito.

  1. Acesso às Configurações de Classificações e Contas Correntes:

    • Clique em “Configurações” e, em seguida, selecione “Classificações e Contas Correntes”.

  2. Criação da Linha de Cartões no Grupo de Contas Bancárias:

    • No grupo de contas bancárias, crie uma nova linha para os cartões.

    • Insira o nome da linha de cartões e salve as alterações.

    • Deixe o tipo de classificação em branco e salve novamente.

  3. Adição da Classificação para o Cartão de Crédito Específico:

    • Na linha de cartões criada, clique no símbolo “+” para adicionar uma nova classificação.

    • Selecione o tipo de classificação como “Cartão de Crédito”.

  4. Conciliação de Contas e Cartões:

    • Após criar a classificação, acesse a seção de conciliação de contas e cartões para verificar as alterações.

    • Na seção de cartões, a nova classificação de cartão de crédito específico estará disponível para seleção.

Concilie o extrato do cartão importando um arquivo ofx, CSV ou Excel.

Para conciliar o cartão, você precisa ter em mãos o extrato do cartão no formato de ofx (de preferência), CSV ou Excel. Esses arquivos vão ser importados para cada cartão e você poderá visualizar e conciliar cada linha do extrato, usando nossas automações!

Se for um arquivo CSV ou Excel, ele deverá ter pelo menos:

  1. Uma coluna de data (formatado como data);

  2. Uma coluna de valor (onde débitos são negativos e créditos são positivos); e

  3. Uma coluna de descrição da transação. Normalmente é o que aparece na linha do extrato e será utilizada para identificar do que se trata aquela transação.

Pague a fatura do cartão como uma transferência entre contas.

O pagamento da fatura do cartão de crédito consiste na saída do valor da conta corrente para a conta do cartão de crédito, onde houve os gastos e está com saldo negativo. Por isso, tratamos como uma transferência interna e não um pagamento na conta corrente.

Caso pague o boleto da fatura pela aba de Pagamentos, ou com débito automático e necessite somente conciliar no extrato da conta corrente, recomendamos criar uma regra de extrato para lançar uma Transferência Interna, como abaixo.

Pagar o fatura diretamente na conciliação.

Durante a conciliação, é possível pagar a fatura diretamente, facilitando o processo de pagamento e garantindo uma gestão financeira eficiente. Isso proporciona aos usuários uma experiência mais integrada e conveniente.

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