Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesIntegrações
CNAB: o que é, como funciona?
CNAB: o que é, como funciona?

Desvendando as principais informações sobre o arquivo remessa CNAB

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

Na plataforma Kamino, a experiência atinge seu máximo em usabilidade e automação quando você utiliza a conta integrada. Mas, se preferir, também pode optar por sua conta-corrente preferida, já que nos conectamos aos principais bancos brasileiros via serviço de arquivo remessa CNAB.

O que é CNAB?

O CNAB, ou Centro Nacional de Automação Bancária, é uma ferramenta desenvolvida pelos bancos brasileiros para facilitar a troca de informações financeiras de forma automatizada. Em poucas palavras, ele permite que empresas e bancos compartilhem dados sobre pagamentos de maneira rápida e eficiente. Ele simplifica a comunicação entre bancos e empresas, seguindo padrões definidos pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) para garantir que todos usem o mesmo formato e facilitem a leitura dos dados.

Como funciona o CNAB?

O CNAB é uma ferramenta que automatiza a emissão e baixa de pagamentos de uma empresa, mantendo seu banco de dados atualizado. Ele realiza o processo em duas etapas: o envio do arquivo de remessa e o recebimento do arquivo de retorno.

Se você precisa pagar 5 boletos, sua empresa cria um arquivo de remessa, seguindo o modelo do banco, e envia. O banco verifica e, se tudo estiver correto, realiza os pagamentos. Depois, ele envia de volta um arquivo confirmando as transações.

Com o CNAB, as informações financeiras são atualizadas no sistema da empresa, permitindo acompanhar os pagamentos e débitos. Ou seja, irá integrar os dados com segurança, garantindo maior precisão no acompanhamento de entradas e saídas do seu banco com a Kamino.

Quais os tipos, nomenclaturas e tamanhos de CNAB

Para atender às diversas demandas, a FEBRABAN estabeleceu dois modelos de CNAB: o CNAB 240 e o CNAB 400.

O CNAB 400 é caracterizado por conter um volume menor de informações, limitadas a 400 posições. Este formato é ideal para operações simples de cobrança, não suportando serviços como banco correspondente. No entanto, possibilita a postagem de títulos pelos correios e o serviço de protesto. Sua vantagem sobre o CNAB 240 é a transmissão de dados mais rápida, direta e menos propensa a erros.

O CNAB 240 possui quatro segmentos de 240 posições, permitindo uma transmissão mais detalhada de informações como banco correspondente, agendamento de pagamento de títulos e pagamentos de contas.

CNAB e Kamino

Aqui na Kamino trabalhamos com três tipos de CNAB: cobrança, pagamento a fornecedores e pagamento de folha de salário.

  1. CNAB de Cobrança: Gere boletos facilmente. (Solicitar o arquivo de 240)

  2. CNAB de Pagamento a Fornecedores: Realize pagamentos diversos, incluindo tributos, TED, PIX e boletos. (Solicitar o arquivo de 400)

  3. CNAB de Pagamento de Folha de Salário: Facilite os pagamentos de salários, como os realizados em contas-salário. (Solicitar o arquivo de 400)

A tabela resume para cada Instituição bancaria o que está disponível para operar. Lembrando, conforme foi falado: para recebimentos, ou seja, cobranças, via boletos a serem executadas via CNAB, você precisa solicitar o arquivo 240 para o banco de origem. Para pagamentos nas modalidades disponíveis para serem feitas via CNAB, solicite o arquivo de 400.

Para o melhor aproveitamento da plataforma, nossa recomendação é sempre que possível utilizar a conta digital Kamino! Com ela, é possível executar pagamentos, receber suas cobranças, e com o extrato integrado à conta o processo de conciliação é automático. Contudo, entendemos as suas necessidades e estamos alinhados com os padrões estabelecidos e em sintonia com as exigências dos principais sistemas bancários.

Respondeu à sua pergunta?