Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPagamentos
Como lançar pagamentos via importação de planilha
Como lançar pagamentos via importação de planilha

Passo a passo para acessar, conferir o modelo e realizar a importação para pagamento.

Bia Siqueira avatar
Escrito por Bia Siqueira
Atualizado há mais de uma semana

Como importar e verificar pagamentos na Kamino

  1. No menu principal, clique em “Pagamentos” e depois em “Central de Pagamentos”.

  2. No canto superior direito, ao lado de “Novo”, clique na setinha e selecione “Importar Pagamentos”.

  3. Na página de importação, baixe a planilha de exemplo para ver as colunas e abas que podem ser preenchidas.

  4. Após preencher a planilha conforme o modelo, salve-a em seu computador.

  5. Na mesma aba de importação, clique novamente em “Importar”, selecione seu arquivo no seu drive e clique em “Abrir”. Aguarde o carregamento das colunas.

  6. Faça os ajustes necessários nas descrições das colunas. Você pode visualizar as primeiras 10 linhas para verificar se está tudo correto. Atente-se que planilha precisa estar conforme a planilha modelo. Entre os pontos de alerta destacamos que os valores não podem conter sinais de positivo e negativo e o formato de data que tem que ser dd/mm/aaaa).

  7. Em seguida, clique em “Avançar”.

  8. Se desejar, você pode tratar os dados em JavaScript. Quando estiver tudo certo, clique em “OK, Importar”.

  9. Se você planeja usar esse modelo com frequência, salve o nome do template clicando em “Salvar” e, em seguida, feche a página.

    Para verificar a importação na Kamino:

Após importar a planilha, os pagamentos serão exibidos na plataforma. Verifique se todos os pagamentos foram importados corretamente e estão listados conforme esperado.

  1. Abra novamente a aba ao lado de “Novo” no canto superior direito e clique em “Histórico”.

  2. Verifique o status, o sucesso e a quantidade de erros da importação.

  3. Você pode eliminar o histórico clicando no “X” e confirmando.

Boas práticas


A preparação cuidadosa da planilha é fundamental para garantir uma importação bem-sucedida. Certifique-se de que todos os campos correspondam corretamente às colunas necessárias na plataforma antes de iniciar o processo e não se esqueça de realizar a etapa de verificação para entender o sucesso da importação.

Para casos de Pagamentos dicas úteis para preenchimento na planilha modelo:

  • É obrigatório o preenchimento, em todos os casos, das colunas: Descrição; Código da Forma de Pagamento; Valor de vencimento; Data de competência; Data de vencimento; CPF ou CNPJ da Pessoa; Código do Centro de custo; Código da Conta de Classificação; Código da Conta de Pagamento Preferencial

  • É obrigatório preenchimento caso a conta já esteja paga (esteja realizando a importação para histórico) das colunas: Data de pagamento; Valor de pagamento; Código da Conta de Origem


Formatação das Células:

  • Data: Precisa estar no formato de data.

  • Valores: Devem estar no formato de moeda.

  • CPF/CNPJ: Deve conter apenas números e estar no formato texto. Atenção: os números que começam com zero podem perder o zero inicial, então é necessário ajustar a formatação para mantê-lo.

  • Nota Fiscal: Deve conter apenas números.

Para localizar as informações essenciais, como o código de centro de custo e a conta de classificação, consulte as guias de referência disponíveis na planilha. Esses dados são extraídos diretamente das informações previamente cadastradas na plataforma, facilitando sua localização e garantindo uma inserção precisa.

Lembre-se de que este método de importação de planilha é uma maneira eficaz e conveniente de lançar pagamentos pontuais via boleto, Pix, TED ou outros meios diretamente na plataforma, contribuindo para a organização das suas contas a pagar.

Respondeu à sua pergunta?